

PIONEIRA DESDE 1937
Assembleia de Deus


Ministério de Santos
AVENIDA GUIDO DELLA TOGNA
Nº 346
JARDIM AEROPORTO
NOVO HORIZONTE-SP
CEP: 14.960-000
Sobre Nós
Nossa História
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos é a Pioneira no Estado de São Paulo.
Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, vindos da Suécia, dirigidos por Deus, chegaram às terras brasileiras no ano de 1911 e aportaram na cidade de Belém no Pará. Depois de muito trabalho, fundaram a primeira igreja pentecostal no Brasil com o nome Assembleia de Deus.
Depois de 13 anos, entenderam que era o momento de trazer a mensagem Pentecostal para o Estado de São Paulo.
Então, no dia primeiro de maio de 1924, Daniel Berg vem para Santos para consolidar a obra que uma nordestina, por nome Hermínia Limeira, havia iniciado ao chegar ao estado, que sem conhecer nada, iniciou os cultos na sua casa.
Na época, a cidade portuária com 135 mil habitantes, foi escolhida para sediar a primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado de São Paulo, o que a tornou a Pioneira do trabalho pentecostal em terras paulistas.
O primeiro culto com a participação do missionário Sueco aconteceu no dia cinco de maio de 1924, em um ponto de pregação do evangelho no bairro da Ponta da Praia, próximo ao Ferry Boat.
Com um mês de trabalho, muitos crentes já haviam recebido o Batismo com o Espírito Santo, que é a marca da Igreja Assembleia de Deus, e estavam determinados a propagar o Evangelho de Jesus Cristo em toda a região.
Em 1929, o trabalho em Santos já tinha se desenvolvido eficazmente em todos os bairros. Os irmãos cediam suas residências a fim de serem realizados cultos abrindo-se dessa forma pontos de pregação e mais tarde, prósperas congregações.
Em cinco anos, a palavra de Deus começou a invadir o campo litorâneo como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Em 1933, a responsabilidade da igreja passou para o Pastor Clímaco Bueno Aza, e com o intuito de legalizar as reuniões, ele fundou uma sociedade civil que no dia 04 de setembro de 1934 passou a ser "Sociedade Evangélica Assembleia de Deus", localizada à Rua Doutor Manoel Tourinho 351, onde existe o templo Sede até hoje.
Em janeiro de 1946, o Pastor Bruno Skolimowsky passou a presidir a Igreja. Era considerado pelos membros na época, o Presidente do Ministério.
Pr. João Alves Corrêa

Gunnar Vingren e Daniel Berg - Missionários suécos que trouxeram a mensagem pentecostal ao Brasil, abençoando milhões de pessoas.

Pastor João Alves Corrêa
Ex-Presidente da ADMS
O Pastor Bruno, por inúmeras vezes, convidou o Pastor João Alves Corrêa para assumir a igreja de Santos. Este, sem mais poder resistir ao chamado de Deus, assumiu a Igreja em fevereiro de 1962 com 27 congregações.
Com uma família numerosa de 12 filhos ainda pequenos e um adotivo, o Pastor João Corrêa não se intimidou diante das dificuldades e desafios.
Na sua gestão foram criados o Círculo de Oração, Grupo de Jovens e um intenso trabalho de evangelismo nas ruas.
Em janeiro de 1993 o Pastor Paulo Alves Corrêa assume a presidência da Igreja. Companheiro fiel de seu pai desde sua meninice, ele dá início a um grande desafio: concluir a construção da nova Sede. Um prédio de nove andares, com duas galerias e tanque batismal. O prédio se tornou um marco na cidade de Santos.
Com uma visão ímpar de crescimento, o Pastor Presidente Paulo Alves Corrêa, trouxe avanço e progresso ao Ministério de Santos. Em 15 anos, o número de igrejas aumentou de 52 para 168 só na Baixada Santista.
Nasce a Assembleia de Deus

Nessa casa foi fundada a primeira assembleia de Deus na rua Siqueira Mendes; na mesmoa casa foi batizada no Espírito Santo a irmã Celina Albuquerque.
Quando desembarcavam no Pará no fim de 1910, Gunnar Vingren e Daniel Berg haviam recebido a experiência do batismo no Espírito Santo em evidência na virada do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos. Eles vieram orientados por Deus para trazer a mensagem pentecostal: Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e leva para o Céu.
Recebidos na Igreja Batista do Belém do Pará, começaram a pregar esta mensagem. Os primeiros a declararem publicamente sua fé nela foram as irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré. Elas não somente crerão, mas determinaram permanecer em oração até que Deus as batizassem no Espírito Santo, conforme o que esta registrado em Atos 2.39.
A uma hora da manhã de 2 de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes 67, no bairro Cidade Velha, Celina Albuquerque recebeu a tão desejada experiência do Batismo no Espírito Santo. No dia 13 de junho, ao todo 13 crentes batistas que creram na doutrina pentecostal, foram excluídos da igreja. Seguiram-se a estes mais sete crentes, três membros e quatro congregados. Dezoito desses irmãos, mais Gunnar Vingren e Daniel Berg, reuniram-se em 18 de junho, na residência de Celina Albuquerque, fundando uma nova igreja, inicialmente chamada Missão de Fé Apostólica, para maior expansão do Movimento Pentecostal, que teve
boa respectividade por parte dos brasileiros.
A igreja funcionou durante algum tempo na casa de Celina Albuquerque e depois se transferiu para a Av. São Jerônimo. No dia 4 de janeiro de 1918, foi registrada, oficialmente, como Assembleia de Deus, nome adotado por igrejas pentecostais nos Estados Unidos quatro anos antes, em 1914.
Organizada a igreja, os pioneiros tiveram melhores condições de realizar o trabalho para o qual foram designados por Deus. Gunnar Vingren foi escolhido como pastor do novo rebanho e, como presbítero foi designado o irmão Manoel Maria Rodrigues. O trabalho crescia, pois o Senhor Jesus continuava a salvar, curar e batizar com o Espírito Santo.
Imediatamente, Daniel Berg e Gunnar Vingren começaram a realização de cultos públicos em vários lugares, principalmente nas casas dos irmãos, onde outrora as igreja a que pertenciam havia realizado cultos. Isso aconteceu cerca de sete meses após a chegada deles ao Brasil. Dessa maneira, graças a bondade e à misericórdia de Deus, no início do século passado, iniciou-se o maior fenômeno evangelístico pentecostal no Brasil.
No início Gunnar Vingren pouco viajava, pois sua missão era pastorear o pequeno rebanho além de orar muitas vezes dias e noites inteiros pelo sucesso da obra do Senhor.

Daniel Berg era evangelista. Ele teve particular êxito no trabalho de evangelização pessoal, na venda de livros e distribuição de passagens bíblicas, o que lhe dava oportunidade de testificar a muitas pessoas, de casa em casa e nas viagens que empreendeu ao interior do Pará. Na época, mesmo tendo um escasso vocabulário em português, no momento exato o Espírito Santo punha as palavras certas na sua boca. A sua mensagem era simples, e ele dizia sempre a todos com quem falava: "Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo e cura os enfermos ".
Aquele pequeno grupo liderado pelos jovens missionários suecos, se pôs a evangelizar a região. Estavam todos cheios do poder de Deus. Em resposta às suas orações, o Senhor operava sinais e maravilhas, e, através de cada testemunho e pregação, muitas pessoas aceitavam a Cristo, tendo suas vidas inteiramente transformadas, Homens e mulheres abandonavam os vícios, a prostituição, a vida marginalizada e se tornavam santos e dedicados.
Celina Albuquerque, primeira mulher do Brasil a ser batizada no Espírito Santo.
A História da Assembléia de Deus Ministério de Santos.
A História da Assembléia de Deus Ministério de Santos
Relatório do Trabalho da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Ubatuba Desde o Seu Início Até 23 de Abril de 1962.
Não poderíamos iniciar este relatório sem mencionar o nome do primeiro evangelista pentecostal que passou por esta cidade que foi joão vera pelegrino. Isto deu-se no ano de 1930 quando aqui chegou juntamente com sua família alugando uma casa à rua jordão homem da costa, que tinha na época outra denominação que realizava cultos ali. Tempos depois aquele humilde servo de deus, voltou algumas vezes a esta cidade quando então era pastor em são josé dos campos. O irmão josé inácio hora vindo a esta cidade que periodicamente visitava a mandado da igreja de santos, sob a presidência do pr. João alves corrêa que já tinha uma grande visão missionária e procurava expandir o reino de deus em todo o brasil, deu início aos cultos em um pequeno salão à rua cunhambebe, que nos foi cedido pelo sr. Antônio egídio, cuja esposa era membro da assembléia de deus.
Por volta do mês de setembro de 1949 chegou a esta cidade o irmão horácio dos santos afim de dar continuidade ao trabalho. Nesta ocasião estava também nesta cidade o irmão olívio custódio vieira com sua família. O irmão horácio alugou uma casa de palha à rua hans staden, onde louvávamos ao senhor, tendo logo depois sido substituído pelo irmão genésio pires. Os cultos passaram a realizar-se em salão na mesma rua, porém em ponto mais central, já com regular número de assistentes. Irmão genésio também ficou pouco tempo nesta cidade, pois sua saúde e de sua esposa era precária, o que concorreu para a sua volta a santos. Por esse tempo os irmãos walter goodband e bruno entraram em entendimento e o trabalho passou para a direção da igreja de taubaté, a qual mandou para esta cidade o irmão augusto dos anjos. Nessa época foram batizados dois irmãos, voltando logo em seguida o irmão augusto dos anjos para o seu estado. Algum tempo depois, com a vinda do irmão nicomedes de araújo foi dado continuidade do trabalho em uma casa alugada na rua cel. Domiciano perto do campo de aviação, agora novamente sob o pastorado da igreja de santos. O irmão ubirajara assumiu o pastorado da igreja e nessa ocasião foi batizado nas águas quase a totalidade dos irmãos da congregação do itamambuca. Pouco tempo depois o trabalho passou a ser supervisionado pela igreja de caraguatatuba, tendo o irmão angelo fugaza alugado uma casa para cultos à rua condensa de vimieiros. Deu-se nessa época a conversão do nosso prezado irmão eduardo de araújo silva que apesar de novo na fé passou a dirigir os cultos. Como o dono da casa à rua condessa de vimieiro pediu o imóvel para reforma, vimo-nos compelidos a mudar, sendo feito para isto um pequeno salão na casa do nosso irmão gonzaga, salão esse que mal comportava o número dos presentes. Nasceu daí a necessidade inadiável da construção do templo. Como havíamos conseguido a doação de um terreno na gestão do prefeito josé fernandes, foi lançada pedra fundamental em cerimônia simples, onde compareceram irmãos de caraguatatuba, e outras localidades. O alicerce foi iniciado e terminado em dezembro de 1956, sob a direção do irmão eduardo que também deu início ao levantamento das paredes com a cooperação dos irmãos de caraguatatuba fato que se deu no dia 06 de agosto de 1957. Queremos frisar aqui o esforço feito pelos irmãos deste município e também alguns de fora entre os quais, os irmãos zezinho e brasiliano. O trabalho enfrentou uma série de dificuldades, mas não esmoreceu, estando hoje coroado de êxito. Precisando o irmão eduardo ausentar-se desta cidade com sua família, para pindamonhangaba, entregou a direção da igreja ao irmão félix gonçalves ramos o qual deixou também assinalada a sua passagem, mandando rebocar o templo por dentro, tendo no mesmo iniciado os cultos. Foi logo depois transferido para são sebastião, havendo substituído o irmão antônio de oliveira, o qual se mostrou muito dedicado, esforçando-se bastante para melhorar o aspecto do templo e também para ganhar as almas para cristo. O mesmo sempre se conduziu com prudência. Foi logo transferido para ilhabela, substituindo pelo pastor irmão bertolino jorge da silva, que enfrentou sérias dificuldades agravadas com a doença de sua esposa irmã bertolina, que era paralítica, mas não se deixou com isto se abater confiando no poder do senhor. Com o pouco recurso que a igreja possui conseguiu comprar instrumentos e formar uma pequena banda que até hoje possuímos, como também realizou outros trabalhos em prol da causa do nosso senhor jesus cristo. Assim, de comum acordo, foi decidido comemorar o aniversário da igreja assembléia de deus de ubatuba no dia 23 de abril. Hoje o trabalho pela misericórdia de deus, na presidência do pr. Elizeu alves corrêa, a igreja do senhor jesus cristo vem crescendo, contando com sua igreja sede e 51 congregações, sendo uma em cada bairro praticamente, doze igrejas na capital e interior de são paulo e no estado de santa catarina.
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará."
Salmos 23:1